Olá amigos leitores do meu site, como vão?

Não confunda capacidade com desempenhoConhecimento, habilidade, capacidade e competência são ativos valiosos que normalmente requerem um investimento de tempo, dinheiro e recursos para amadurecerem e dar resultados. Ninguém duvida da obrigatoriedade de formar uma equipe munida de todos os atributos listados acima, porém os itens citados não, asseguram que seus colaboradores apliquem o que sabem o ou que aprenderam durante um treinamento quando eles voltarem aos seus postos de trabalho.

Qual a diferença entre capacidade e desempenho?

Existe alguma confusão sobre o que é o conhecimento, habilidade e atitude e o que é a habilidade de aplicá-los no trabalho, no cotidiano real. Esta diferença pode ser vista no exemplo abaixo:

  • Eu entendo a importância de promover uma boa integração da equipe. (Conhecimento)
  • Eu posso demonstrar como conduzir uma reunião de integração da equipe. (Habilidade)
  • Promovo um evento de integração com a equipe a cada mês. (Comportamento)

Medir desempenho é medir os resultados práticos do comportamento.

Ao criar seus planos de capacitação, certifique-se que os participantes sabem exatamente o que se espera que elas façam no trabalho após o treinamento. Muitas vezes, as organizações exigem competências mas deixam de especificar exatamente como elas devem ser usadas. Defina claramente os comportamentos que você espera ver realizados no local de trabalho, como resultado do que foi investido no programa de treinamento.

O treinamento é uma poderosa arma para garantir que uma equipe talentosa empregue plenamente seu potencial, porém esforços difusos não farão a diferença. Para extrair o melhor das pessoas, aponte um norte claro e gerencie a caminhada. O resultado será sólido e prazeroso.

Uma excelente semana à todos,

Claudio Moreira

Categorias: -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *