Foi destaque entre imprensa, aficcionados pelo esporte, alunos, coordenadores e convidados em geral, o lançamento oficial da Universidade Corporativa de Voleibol, ocorrido nesta quinta-feira, 19, na sede da Confederação Brasileira de Voleibol. O evento foi conduzido pelo Presidente da CBV, Ary Graça.
O Lançamento da UCV contou com as presenças do diretor do Centro de Educação a Distância – CEAD/Unimontes, Prof. Jânio Marques Dias; Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Coordenador Administrativo e Betânia Maria Passos, Coordenadora Adjunta do CEAD, e tem como objetivo fazer a cadeia produtiva do voleibol funcionar da forma mais adequada possível, destacando a formação e a capacitação específica de profissionais.
Ary Graça destacou a importância do investimento em educação no país e citou a Unimontes, que realizou, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol e a Federação Mineira de Vôlei, o Curso de Formação de Árbitro Regional de Quadra. “O Brasil tem andado mais rápido do que o ensinamento. Por isso, precisamos investir na educação. Foi quando pedi que criassem algo nesse sentido, que desenvolvessem um projeto para acabar com essa minha ansiedade. E que, com o advento da tecnologia, pudéssemos atingir todo o país. Assim, nasceu a Universidade Corporativa do Voleibol”, concluiu o presidente.
Josebel Palmeirim, Presidente da Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol, também destacou a excelência da Unimontes na Educação a Distância: “abrimos o curso para 40 pessoas e tivemos mais de 300 inscrições. Foi um sucesso. O ensino à distância lhe permite passar todo o ensinamento através de fóruns, chats e vídeos, numa didática bem interessante. Tivemos aulas presenciais também. E é uma metodologia que pode ser aplicada perfeitamente a quaisquer outros esportes”, disse.
Segundo Betânia Passos, coordenadora adjunta do Centro de Educação a Distância, o evento consolida esta parceria com a Unimontes que, com seu papel pedagógico, auxilia a CBV na formação, aplicação e acompanhamento dos cursos que serão advindos deste projeto, pioneiro no país.

Fernando Guilherme Queiroz, coordenador administrativo do CEAD, adiantou que a metodologia de Educação a Distância já aplicada pela Unimontes em projetos como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), Mídias na Educação, Pró-Licenciatura, por exemplo, será aplicada à UCV. Ainda segundo ele, já está em estudos a tradução do curso de árbitros regionais para a língua espanhola, que atenderia um convênio da CBV com entidades da Espanha.
Serão treze as escolas que formarão pessoas como agentes transformadores no desenvolvimento do voleibol: Árbitros, Treinadores, Vivavôlei, Marketing, Comunicação, Tecnologia no Esporte, Administração, Pessoas, Gestão de Eventos, Competições Esportivas, Centro de Treinamento, Direito Desportivo e Finanças.
O evento contou com a presença de mais de 120 pessoas, entre ex-atletas, dirigentes esportivos, patrocinadores, representantes de sindicatos e profissionais de diversas instituições de ensino.
Fonte: http://www.cead.unimontes.br