Por Albert Lilly*

Acompanhar treinamento de funcionários e medir a eficácia da formação é um objetivo fundamental de qualquer departamento  de treinamento e desenvolvimento afinal todos querem garantir que o investimento na formação de novos contratados e funcionários atuais alcance os resultados esperados. Uma das formas de avaliar a eficácia do treinamento de funcionários é a qualidade, estabelecendo indicadores de desempenho (KPIs – Key Point Issue). Quando criados e monitorados adequadamente, eles servem como um ponto de referência para medir e melhorar o progresso em direção a um conjunto de objetivos mais amplos.

Muitas organizações têm dificuldade para chegar a um bom KPI, se houver algum.

KPIs de qualidade servem para rastrear a eficácia da formação do colaborador  e devem ser:

a) mensuráveis e quantificáveis

b) com base em competências

c) ligados à proficiência

d) voltados para objetivos organizacionais e do colaborador.

Vamos usar um cenário de serviço de suporte ao cliente como um exemplo de qualidade na criação de KPIs para medir a eficácia dos seus programas de treinamento relacionados.

Mensuráveis e quantificáveis

Algumas das principais métricas para medir e quantificar são provavelmente de natureza tática: a) níveis de serviço de chamada b)  taxas de abandono das chamadas e c) tempos de resolução das chamadas. Vamos dizer que seu objetivo é garantir que 100% de todas as chamadas sejam atendidas no primeiro toque, 0% das chamadas sejam abandonadas e 100% das chamadas sejam resolvidos em menos de 5 minutos. Temos métricas agressivas aqui, mas definitivamente mensuráveis e quantificáveis.

Baseadas em Competências

Para atingir suas métricas-alvo definidas acima, talvez um agente de suporte devas ser conhecedor e competente em: a) o uso do sistema de fila de telefone b) conhecimento do produto por qualquer ferramenta ou serviço que estão a apoiar. O treinamento que você criar, fornecer e controlar, obviamente, será baseado em torno dessas áreas de competência para assegurar o domínio do assunto.

Ligadas à Proficiência

Então você criou e entregou a formação por níveis de competência. Você acompanhou o treinamento e verificou que, pelos resultados da avaliação, todos são considerados “competentes”. Isso significa que, na aplicação real de seus conhecimentos serão proficientes? Isso geralmente é um componente que está faltando em muitos programas de treinamento e exige um medição de desempenho on-the-job . A criação de um sistema de pontuação em que os agentes são avaliados pelos supervisores em situações ao vivo, ligando esse feedback aos resultados informados pelo agente de treinamento ajuda a garantir que os investimentos em treinamento e atividades de trabalho atinjam os resultados pretendidos.

Voltados para objetivos organizacionais e do colaborador

À partir da perspectiva de apoio ao cliente, você pode ter uma meta de 100% de satisfação e 0 queixas, como medido em seu levantamento trimestral.Cada colaborador tem um conjunto de metas que se conectam às metas globais. Se a satisfação do cliente é determinada pela rapidez na chamada de um cliente, o quão rápido ele é atendido e quão rápido o problema é resolvido, então identificamos corretamente as métricas que levam à esses resultados, entendendo como as competências afetam nossas métricas e asseguram que estas competências tornem-se “provas de proficiências” através da medição de desempenho on-the-job.

Parece fácil? Para organizações com processos operacionais altamente complexos, a medição da eficácia da formação é possível com o uso de sistemas de formação da gestão. Quando configurados corretamente, sistemas de gestão de treinamento automatizam os processos e procedimentos de criação, entrega e gestão de treinamento que pode ser ligado à papéis de colaboradores, competências e proficiências para relatórios e medição, permitindo que profissionais e departamentos de T&D obtenham melhores resultados.

Investir na elaboração de KPIs é algo trabalhoso mas que certamente gera dividendos.

*Albert Lilly é VP de Marketing na Cobent Limited

Para saber mais: http://thetrainingworld.com

Startup Pirate2

Gostou do material? Use e abuse, volte à ele quantas vezes quiser. Ficarei feliz em saber que ajudei com seu desenvolvimento.

Eu participo do desenvolvimento de pessoas em empresas de variados portes. Dá uma olhada, clicando aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *