Palestra ministrada pelo Grupo Kronberg revela que o Quociente Emocional influencia diretamente na retenção de talentos.
O principal fator que define uma organização bem sucedida é a qualidade das relações e interações entre líderes e profissionais, afirmou Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg, empresa especializada em Inteligência Emocional (IE), ontem, dia 26, durante palestra para cerca de 50 profissionais de diversas áreas, inclusive educação.
De acordo com pesquisa realizada pela Six Seconds, empresa norte-americana especializada em quociente emocional, existe uma correlação entre a Inteligência Emocional de líderes e o desempenho dos demais profissionais. “A empatia das pessoas que possuem cargo de chefia, um dos componentes da IE, melhora a satisfação, a adesão e aumenta o grau de aproveitamento dos funcionários das empresas”, explicou o CEO durante a palestra.
O encontro visa disseminar o conhecimento sobre a IE, tema pouco explorado no Brasil e que se tornou este ano matéria obrigatória nos cursos de MBA na Universidade de Harvard. O motivo é impactante: organizações que contratavam alunos desta universidade perceberam que os profissionais eram bons tecnicamente, mas precisavam desenvolver a capacidade de se relacionar para alcançar melhores resultados.
De acordo com Aldan, a função de um líder é envolver uma equipe em um trabalho além da capacidade de cada indivíduo. Trata- se de impulsionar as pessoas a usar o seu potencial pleno. “Quando um líder é consciente, autêntico e age com integridade, constrói confiança e compromisso para promover um ambiente onde os colaboradores podem dar o seu melhor”.
– Grupo Kronberg – O Grupo Kronberg está há 11 anos no mercado brasileiro de capacitação profissional, já desenvolveu mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 26 mil sessões de coaching. A empresa é pioneira na garantia de ROI (retorno sobre investimento) em suas soluções. É líder de mercado nos programas de aumento de receita por meio do alinhamento do engajamento emocional e desempenho de líderes e profissionais de linha de frente, com as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos. No portfólio de clientes da companhia, há grandes empresas como Toyota, Odebrecht,HDI Seguros, Sheraton, Rede Globo, Lilly, entre outras.
NOTA: Inteligência emocional é a habilidade de integrar pensamentos e sentimentos com o objetivo de otimizar nossas decisões.