Os cursos de Inglês Intermediário e de Organização de Eventos visam fomentar o turismo na cidade

Guaramiranga. A partir de hoje, o Maciço de Baturité passa a contar com uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico desta região. Com dois cursos técnicos, voltados para o setor turístico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) iniciou no seu novo campi, o Hotel Escola de Guaramiranga, a capacitação das primeiras turmas de Inglês Intermediário e de Organização de Eventos.

Nesta primeira fase está ocorrendo a implantação pedagógica na unidade escolar, com cursos destinados à comunidade da região. Estão sendo capacitados 15 profissionais na organização de eventos e outros 20 em inglês FOTO: ALEX PIMENTEL

No início, os cursos serão realizados em três meses, a nível técnico. Estão sendo capacitados 15 profissionais na organização de eventos e outros 20 em inglês. Nesta primeira fase está ocorrendo a implantação pedagógica no Hotel Escola, com cursos destinados à comunidade da região.

Em seguida o espaço hoteleiro será aberto para a realização de eventos, mas apenas para grupos fechados. A conclusão das etapas de implantação ocorrerá com a hospedagem, aberta ao público, a partir do segundo semestre do próximo ano.

O equipamento estava sob a responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e passou a ser administrado pelo IFCE em setembro de 2012, através de cessão de uso gratuito, concedido pelo Governo do Estado.

Segundo a coordenadora pedagógica do Hotel Escola, Ione Chaves, além dos cursos técnicos, realizados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o equipamento hoteleiro funcionará como laboratório de formação dos cursos de Hotelaria, Gastronomia, Turismo e Lazer do IFCE.

“A estrutura será crucial para o aperfeiçoamento das turmas, através do contato com ofuncionamento de um hotel real. Serão contemplados alunos de todas as unidades de formação do IFCE no Ceará”, ressaltou.

Vantagens

Na avaliação do prefeito de Guramiranga, Luiz Viana, os benefícios para o município deverão surgir logo após as formação das primeiras turmas, antes do Hotel Escola ser aberto ao público. Ele completa que além da formação de profissionais em áreas potenciais na região, com emprego e renda para eles, os dividendos econômicos desta cidade deverão crescer em pelo menos 30%.

“Hoje, cerca de 30% da nossa receita, através do ICMS, está no turismo e nos eventos. Com profissionais capacitados com certeza esses números se elevarão”, destacou Viana.

A aluna Gleyciane Alves concorda com o gestor público. “As cidades do Maciço, principalmente Guaramiranga, tem fortíssimo potencial turístico. O número de visitantes, também de estrangeiros, é grande, quando são realizados os festivais tradicionais, como o Jazz & Blues. Eles sentem dificuldade nas recepções das pousadas, hotéis e até mesmo nos restaurantes.”

Apostando nessa carência, na necessidade de tradutores, a estudante se inscreveu no curso de Inglês Intermediário. Como já concluiu o ensino médio e tem noção de inglês básico, espera conquistar o seu primeiro emprego através da língua estrangeira.

Para Maria Celania Silva sua oportunidade está no curso de Organização de Eventos. Segundo ela Guaramiranga e as cidades vizinhas, como Pacoti, deixam de realizar mais festas em razão da falta de profissionais nesse setor. “A procura é grande, inclusive para a realização de aniversários”, revela.

Em breve, os novos condomínios também precisarão de gente especializada para realizar seus eventos. Ter especialização nessa área é uma provável garantia de renda.

A independência econômica. Esse foi exatamente o foco do discurso do reitor do IFCE., Virgílio Araripe, na aula inaugural, realizada no Hotel Escola.

Além da formação, o núcleo especial será transformado em um centro de intercâmbio gastronômico e ainda terá instituições internacionais como parceiros. “O Instituto atua não somente da formação, na educação, mas também no fortalecimento da economia, disponibilizando profissionais nas áreas onde estão concentradas as potencialidades da cada região”, diz Araripe.

Desafios

“É um desafio muito importante. Estamos coordenando a primeira experiência no Brasil a nível do nosso Instituto”

Ione Chaves
Coordenadora Pedagógica do Hotel Escola

“Essa era a oportunidade que eu aguardava para conquistar meu espaço dentro do mercado de trabalho”

Gleyciane Vasconcelos Alves
Aluna de Inglês

Mais informações

Hotel Escola – Unidade do IFCE
Endereço: Sítio Guaramiranga, S/N, Guaramiranga
Departamento de Turismo
Telefone: (85) 3307.3639

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *