Indústria farmacêutica brasileira esteve presente em evento com mais de 100 profissionais na capital moçambicana.
O Laboratório Teuto, estreitando suas relações com clientes no exterior, realizou um workshop no dia 28 de outubro na capital de Moçambique com o tema “Mercado farmacêutico: desafios e oportunidades”. O evento ocorreu no Hotel Indi Vilas, em Maputo, e contou com a presença de 120 profissionais da área da saúde, dentre eles: médicos, farmacêuticos e farmacistas. O workshop teve apresentações de profissionais de Moçambique e também do responsável pelo departamento de exportações do Laboratório Teuto, Rodrigo Macedo.
Dentre os temas apresentados, foi discutido o mercado farmacêutico mundial e suas constantes mudanças, com ênfase na importância e o crescimento dos medicamentos genéricos em todo o mundo, como explica Rodrigo Macedo. “Foram discutidas questões sobre perspectivas de mercado, produtos em destaque, queda de patentes e abertura de mercado, e ainda sobre a segurança e eficácia dos medicamentos genéricos, onde o Laboratório Teuto teve a oportunidade de apresentar um pouco mais sobre sua estrutura, seus padrões de qualidade, e também falar sobre o ICF – Instituto de Ciências Farmacêuticas, que realiza para o laboratório estudos de equivalência e bioequivalência”.
O mercado farmacêutico de Moçambique tem uma participação relevante para o Laboratório Teuto. “O mercado Moçambicano é um importante cliente para o Laboratório Teuto, onde a marca já é conhecida desde 2006 e hoje já lidera no seguimento de medicamentos genéricos e medicamentos isentos de prescrição, tendo como produtos destaque, o creme para prevenção de assaduras Hipoderme, o descongestionante nasal Soroliv”, explica Rodrigo Macedo. “Os produtos Teuto são sinônimo de qualidade e a preços jutos, possuem o mesmo padrão de qualidade dos produtos Europeus, no entanto, a preços muito mais competitivos” comenta o Dr. Paulo Nhanducue, administrador comercial da Medimoc, empresa parceira do Laboratório Teuto no evento e também cliente da indústria brasileira.
O evento foi seguido de uma pequena exposição dos produtos Teuto registrados em Moçambique e de um coquetel servido aos participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre alguns produtos e compartilhar suas opiniões e experiências no seguimento farmacêutico.
No dia 30 de outubro foi realizado também um treinamento comercial para os representantes da Medimoc e algumas farmácias. Neste treinamento os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Laboratório Teuto. Foram abordados temas comerciais, argumentação, técnicas e planejamento de vendas, e a importância do merchandising para o seguimento. No encerramento foi realizada uma dinâmica de vendas, com simulações de alguns produtos Teuto. “Tive uma grande surpresa, havíamos preparado um treinamento para 35 pessoas da Medimoc, e tivemos a adesão de mais de 70, inclindo participantes do varejo. A marca e os produtos Teuto são muito bem aceitos em Moçambique, eles têm um carinho muito grande pelo Brasil e pelos produtos brasileiros. Tive a oportunidade de levar um pouco de informação a este grupo, mas com certeza a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mercado e como eles atuam foi fundamental para o cumprimento de nossos objetivos naquele mercado” encerra Rodrigo Macedo, responsável pelo departamento de exportações do Teuto e que conduziu o treinamento.
Fonte: www.revistafator.com.br