Propósito
Este exercício estimula participantes a pensar sobre questões de trabalho que poderiam, potencialmente, reduzir sua produtividade. É um exercício ideal para os participantes que trabalham juntos como uma equipe e tem como objetivo aumentar a produtividade da equipe. Este exercício é de natureza simples, uma vez que incentiva as pessoas a pensar as questões de produtividade mais importantes de sua própria visão específica. O poder vem do uso habitual deste exercício, quando problemas de produtividade são abordados regularmente, coletivamente para que algo seja feito a respeito deles.
Objetivo
Identificar desperdiçadores de tempo e fontes de redução de produtividade no local de trabalho.
O que você precisa
- Um baralho de cartas em branco ou Post-It.
- Uma parede ou mesa para colar as notas.
- Todos os materiais necessários para manter as cartas no quadro.
Instalação
- Garanta cartões em branco disponíveis para todos os participantes.
- Explique que o objetivo do exercício é identificar questões desperdício de tempo ou qualquer coisa que reduza a produtividade no local de trabalho.
- Peça a cada pessoa para escrever uma lista de seus 10 maiores problemas típicos que levam à falta de produtividade. Estas podem ser de grupo, relacionamento pessoal, ou questões específicas da empresa, tais como a burocracia ruim ou gestão.
- Peça a cada pessoa para escrever cada ideia em um cartão separado. Eles devem, então, reorganizar as cartas em ordem de prioridade, na frente deles.
- Uma vez dispostos, eles devem numerar os cartões com base na prioridade de 1 a 10.
- Em seguida, cada pessoa deve distribuir os cartões aleatoriamente no quadro.
- Uma vez que todos os cartões estejam presos no quadro, todo o grupo pode trabalhar junto para ler as ideias tendo atenção às prioridades atribuídas. Em particular, eles devem coletar idéias semelhantes e remover duplicatas.
- Peça aos participantes para compilar uma lista final das 10 principais preocupações entre o conjunto e anotá-los em uma folha separada. Esta atuaria como o resultado de toda a sessão de debate sobre a produtividade.
- Cabe aos participantes usar um sistema que leva a um conjunto final de prioridades calculadas a partir das prioridades já atribuídas para cada questão.
- Discussões podem então seguir abordando estas questões, talvez, separadamente.
- Siga com uma breve discussão para terminar o exercício.
Cronometragem
Explicando o Exercício: 5 minutos
Atividade: 10 min problemas de produtividade de identificação + 10 min para analisar todos os problemas identificados = 20 minutos
Comentários do grupo: 10 minutos
Discussão
O que você achou do processo utilizado neste exercício? Houve um padrão nos tipos de preocupações levantadas? Houve acordo sobre quais são os problemas críticos? É fácil resolver esses problemas de produtividade ou são uma manifestação de problemas muito maiores dentro da organização?
Adaptado de: http://www.skillsconverged.com