Propósito

Neste exercício de brainstorming os participantes assumem papéis diferentes ao contribuir para a resolução de problemas, permitindo-lhes contribuir, sem medo de serem ridicularizados ou criticados. As funções são definidas por um facilitador, antes da sessão de brainstorming.

Objetivo

Adotar vários papéis ao considerar um problema e contribuir como se olhasse para o problema a partir de uma perspectiva específica.

O que você precisa

  • Flipcharts. Você precisa de uma folha de flipchart para cada função considerada.
  • Uma parede ou tabelas para colocar os cartazes.

Condução

  • Peça aos grupos que consideram um problema para o propósito desta atividade de brainstorming.
  • Antes de iniciar o exercício, você precisa de um conjunto de funções. Você tem duas opções;
    • Fornecer os papéis. Como facilitador da sessão, você pode fornecer um número de papéis para este exercício.
    • Decidir sobre os papéis. Peça a todo o grupo para pensar em um número de papéis a serem considerados para este exercício de brainstorming.
  • Defina papéis no mesmo número de participantes para que você possa executar o exercício da forma mais eficiente possível. Os papéis podem ser qualquer coisa, até mesmo aqueles que não estão diretamente relacionados com o problema.Exemplos são:
    • Um grande concorrente
    • Um CEO famoso na indústria
    • Um cliente difícil, mas importante
    • Um fornecedor crítico
    • Um personagem histórico
  • Escreva uma função em cada flipchart e coloque as folhas na parede ou tabelas.
  • Espalhe os participantes para que cada pessoa vá para um dos cartazes.
  • Peça aos participantes para considerar o papel atribuído em seu flipchart , adotando o caráter particular e depois pensando em ideias e soluções para o problema somente a partir dessa perspectiva. Eles devem registrar suas idéias no flipchart.
  • Deixe cerca de 5 minutos para cada papel e depois mude os personagens para que cada pessoa se mova para o próximo papel.
  • Continue a rodar os papéis até que todos tenham contribuído para todas as funções.
  • Peça a todos para voltar ao flipchart e estudá-los para ver quais idéias foram apresentadas.
  • Permitia uma discussão livre sobre as idéias apresentadas por cerca de 10 minutos.
  • Siga com uma discussão sobre a eficácia da sessão de brainstorming.

Cronometragem

Explicando o Exercício: 5 minutos

Atividade: 10 min para papéis decisivos (opcional) + (5 geração idéia min * N papéis) + 10 min discussões livres

Comentários do grupo: 10 minutos

Discussão

O que você acha da qualidade das idéias geradas? O quão útil e eficaz foi a rotatividade das funções na técnica de brainstorming? As pessoas foram capazes de contribuir livremente ao não se mostrar nas idéias propostas?

Adaptado de http://www.skillsconverged.com/

Categorias: Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *