Bom dia amigos leitores do meu site, como vão? Estava lendo alguns artigos do sempre ótimo site da família Kirkpatrick quando me deparei com uma curiosa comparação, reproduzida abaixo:
Gerenciar a relação sinal-ruído
“Relação de sinal-para-ruído é uma medida que compara o nível de um sinal desejado para o nível de ruído de fundo. É definida como a razão entre a potência do sinal para potência do ruído (Wikipedia).
Imagine uma família reunida em torno de uma rádio vitrola em 1918. O pai está inclinando-se sobre o rádio tentando afinar através da estática (ruído), na esperança de ouvir as palavras do Presidente Woodrow Wilson sobre a guerra na Europa (sinal).
Relação sinal-ruído é muitas vezes usada informalmente para referir-se a relação de informações úteis para informações falsas ou irrelevantes em uma conversa ou troca. Por exemplo, em fóruns de discussão on-line e outras comunidades online, mensagens off-topic e spam são considerados como “ruído” que interfere com o “sinal” da discussão apropriada.
Precisamos estar bem informados sobre o que é verdadeiramente “sinal” e “ruído” em nosso trabalho.
Ações que tendem a ser “ruído” | Ações que tendem a ser “sinal” | |
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Se o que você está fazendo não é útil para os participantes do treinamento ou trás valor para seus stakeholders, o mais provável é que esteja gerando ruído.”
Gostei muito desta comparação, realmente nas empresas o T&D age no grande looping “contratar treinamento-treinar-avaliar satisfação do participante-relatórios de atividade e budget do setor”, limitando-se a esta atividade. Um bom programa de capacitação pode (e deve) ser escrito à 4 mãos com líderes empresariais opinando sobre o que precisa acontecer no trabalho para o alcance das metas de alto nível e com os especialista em aprendizagem sugerindo os tipos de intervenções que seriam melhores para apoiar o desempenho necessário no trabalho. Ao separar sinais de ruídos, todos ganharão, principalmente os clientes, que serão atendidos por uma linha de frente mais preparada.
Claudio Moreira
Para saber mais: http://www.kirkpatrickpartners.com