Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários do programa Remédio em Casa, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, ontem, um curso de capacitação para os funcionários dos Correios, sobre os cuidados com o armazenamento de medicamentos. “Não basta implantar o programa, temos que estar sempre oferecendo cursos de capacitação aos funcionários. Hoje, temos 31.426 pacientes cadastramos no Hiperdia, sendo que 18.300 recebem o medicamento em casa”, conta o titular da Pasta, Valdemar Hial.
Durante o curso, a referência técnica em farmácia, Gabriela Vizzoto, ressaltou a importância dos funcionários dos Correios, responsáveis pelo transporte, manterem a integridade dos remédios que são distribuídos aos pacientes. “Os medicamentos não podem ficar expostos a temperaturas altas, ambientes úmidos ou luz solar que podem acarretar na perda do efeito”, declara.
Ainda conforme a farmacêutica, esta iniciativa foi de suma importância, analisando que até as condições dos carros, os locais de estocagem dos medicamentos e a distribuição dos remédios foram verificados in loco. “Ficou comprovado que o programa está funcionando perfeitamente! Agora, queremos conscientizar também a população para que tenha cuidado em armazenar os remédios em casa, porque muitos recebem medicamentos para utilizar por um longo período”, conclui.
Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br