Joinville tem grandes chances de sediar o primeiro Centro de Treinamento em Moagem da América Latina da empresa suíça Bühler, líder global na área de engenharia de operações e processamento de grãos. A intenção da empresa neste projeto, que funcionaria como centro de formação profissional, foi oficializada ao prefeito Carlito Merss durante a visita que a comitiva de Joinville realizou nesta quarta-feira ao Centro de Treinamento na cidade de Uzwil, no Cantão de Luzerna.
A intenção da empresa suíça é contar com o apoio da Prefeitura e de alguma faculdade da cidade. “A proposta é ter um local para as aulas práticas e contar com uma faculdade para as aulas teóricas”, explicou Roger Fischer, diretor da Bühler na América do Sul e que dirige a unidade da empresa no Parque Perini, em Joinville.
O prefeito Carlito Merss acredita na viabilização deste projeto e incluiu a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas) como opção para a parceria. “O Centro aqui de Uzwil recebe alunos de várias partes do mundo, do Japão à Índia. Joinville ganharia com este empreendimento”, disse o prefeito. A grade curricular do curso e a duração ainda estão em estudos pela Bühler, mas se seguir o modelo suíço, o curso terá duração de um ano com aulas em período integral.
Uzwil, no cantão de Luzerna, tem pouco mais de 10 mil habitantes e uma ligação direta com a empresa, que emprega mais de 2.500 funcionários. O Centro de Treinamento é um dos orgulhos, pois atrai anualmente pessoas de todo o mundo, principalmente jovens.
Fonte: http://www.economiasc.com.br