A “Semana de Serono da Aprendizagem” da EMD Serono põe a nova universidade corporativa no mapa
Quando os membros da equipe de desenvolvimento organizacional e aprendizagem de Serono EMD (divisão farmacêutica da alemã Merck KGaA nos Estados Unidos) desenharam uma nova universidade corporativa chamada LEAD (Learning, Education, Advancement, Development (Aprendizagem, Educação, Avanço, Desenvolvimento)) Academy em 2007, eles tencionavam criar visibilidade para o programa e incentivar funcionários a examinar a aprendizagem e o desenvolvimento de um modo inteiramente novo. A solução foi “a Semana da Aprendizagem,” um evento de aprendizagem semanal que tocou cada canto da organização e pôs a nova universidade corporativa da companhia no mapa.
Os membros da companhia estabeleceram quatro simples- ainda que agressivas- metas para o evento: conseguir a participação de tantos funcionários quanto possível (inclusive a gerência sênior); aumentar a consciência dos funcionários para os programas disponíveis na LEAD Academy; assegurar a aplicação em serviço do que foi aprendido; e ajudar todos a reconhecer que o lançamento da LEAD Academy significa um compromisso renovado de aprendizagem e desenvolvimento profissional na EMD Serono.
Para alcançar estas metas, uma equipe de projeto multidisciplinar foi formada, e uma campanha de marketing de guerrilha foi lançada. Esta campanha visava elevar a consciência da importância da aprendizagem. (Por exemplo, maçãs foram distribuídas na hora de almoço com etiquetas que diziam, “Alimente seu corpo, abasteça sua mente. Semana da Aprendizagem!” E adesivos que diziam, “Abram novas portas … Semana da Aprendizagem!” foram colocados em vidros nas portas de segurança da entrada de funcionários.)
A Semana da Aprendizagem começou com um café da manhã para toda a companhia e saudações de boas-vindas do presidente da Serono EMD, e encerrou com um almoço congratulatório onde os participantes receberam um casaco da LEAD Academy. O burburinho no edifício foi sustentado em todas os dias da semana por esforços adicionais para manter a excitação inclusive um “lounge do estudante,” um álbum de recortes da Semana da Aprendizagem, e coffee breaks especiais com bebidas especiais à base de café. “Essencialmente, convertemos a nossa sede em um recinto universitário”, diz Michael Laffin, diretor de aprendizagem e desenvolvimento organizacional da Serono EMD.
Sobre o impacto do programa e seu êxito, Laffin disse que o feedback dos funcionários foi esmagadoramente positivo; os meios de comunicação e a imprensa local cobriram o evento como uma forma única de desenvolvimento de funcionários e nossa equipe de gerência sênior recomendou que ofereçamos o evento novamente no próximo ano. A realização quantitativa mais significante foi o fato que 22 programas diferentes correram durante a semana e aproximadamente 275 funcionários participaram de alguma forma de treinamento para aprender uma nova habilidade, ganhar um pouco de conhecimento, ou adquirir uma nova capacidade.
Outra coisa que a Semana da Aprendizagem fez foi enviar uma mensagem alta e clara a todos os funcionários, que eles deveriam ter um tempo para desenvolver-se. De fato, durante a semana, esperou-se que eles fizessem isso. A gerência sênior estimulou a companhia inteira a reduzir as reuniões a um mínimo durante a semana, por exemplo, e evitar planejar compromissos externos para que os funcionários fossem capazes de participar
Compartilhando melhores práticas
Há dois anos e meio, a equipe de Laffin decidiu que o departamento seria reconhecido tanto internamente como externamente como uma das melhores organizações de aprendizagem. Para tal, estabeleceram três temas estratégicos como guias de tomar decisões:
- Compromisso organizacional com a aprendizagem;
- Qualidade e amplitude de recursos;
- Consciência, envolvimento e reconhecimento.
A Semana de Aprendizagem suportou todos os três temas estratégicos. Para realizar a missão com amplitude e qualidade, a equipe desenvolveu 22 programas de alta qualidade num prazo de cinco dias. Para realizar a meta de compromisso organizacional, fizeram com que membros da equipe de gerência sênior abrissem muitos dos programas em todas as partes da semana e estimularam todos a participar. Membros de equipe seniores também lideraram pelo exemplo, participando em vários programas de aprendizagem. Quanto a consciência, envolvimento e reconhecimento, a equipe trabalhou muito para fazer da Semana da Aprendizagem um evento principal na companhia usando marketing bastante agressivo para construir excitação e visibilidade do programa.
Construa uma marca.
Depois que escolheram o nome da LEAD Academy, a equipe contratou uma empresa para desenvolver um logotipo profissional, criando uma marca e uma plataforma de comunicações consistente que permitiu que se organizassem sistematicamente todos os tópicos da LEAD Academy em um guia de recursos fácil de usar. Agora, a qualquer tempo a marca da LEAD Academy aparece em qualquer lugar — num sinal, em um e-mail ou numa comunicação corporativa — e a sensação é consistente. Por conseguinte, os funcionários sabem que algo que transporta a marca incluirá a informação quanto ao seu próprio desenvolvimento profissional.
Quando Laffin juntou-se ao departamento, havia poucos cursos planejados e tudo residia em encadernações em espiral, documentos impressos em preto e branco que eram empilhados na sala de fotocópias. O marketing limitava-se a um correio eletrônico que era distribuído aos funcionários incitando-os a visitar a sala de fotocópias e buscar uma pasta com conteúdos. Quando lançaram a LEAD Academy, a equipe estava determinada a fazer coisas diferentes. Imediatamente colocaram o marketing no orçamento e buscaram recursos de forma bastante agressiva. Tudo isso foi essencial porque se quisessem ser vistos como importantes, teriam de parecer uma entidade de alta qualidade para os funcionários. Quando novos guias de treinamento aterrissaram nas escrivaninhas, foi muito claro para todos os funcionários que algo diferente se seguiria, e que a aprendizagem teria um novo nível de compromisso organizacional.
A equipe de Laffin construir um impressionante plano de marketing paralelo e o plano de comunicações alinhado com a Semana da Aprendizagem. Começaram em seis semanas e planejaram estar frente a frente com os funcionários conduzindo semanalmente o evento. A transmissão de mensagens foi construída mostrando o valor que a LEAD Academy e a Semana da Aprendizagem poderiam entregar aos funcionários. A sobrecarga de informações foi uma preocupação para todos, por isso os membros da equipe tiveram de ser criativos na transmissão de mensagens visando chamar a atenção da companhia. Usaram então citações inspiradoras e colocam faixas estandartes com a marca em lugares excepcionais.
Com firmeza, planejamento e muita criatividade, a equipe de Laffin operou uma pequena evolução na estrutura de aprendizagem da EMD Serono.
Fonte: ManageSmarter Magazine