Enquanto alguns tipos perdem as suas cabeças quando enfrentam um ambiente de negócios conturbado, outros relaxam, sobrevivem e prosperam.
Ok, Ok, o céu está caindo portanto pare de correr em circulos, em vez disso use a energia e o dinheiro para sobreviver e melhorar o modo como as coisas são feitas e pense em como prosperar na próxima bonança … sim, a seu tempo o céu sempre melhora.
Você viu alguma vez algum cartão de consultor de negócios que não dissesse que eles podem conduzi-lo ao pote de ouro embaixo do arco-íris? Mas aqui é onde a coisa fica engraçada… eles podem.
Penso que os seres humanos possuem um limitada memória RAM e que muitos gerentes de negócios estão sobrecarregando esta memória deixando de pensar nas coisas e agarrando-se a hábitos e modelos … nenhuma necessidade de pensamento. Seres humanos não funcionam no seu potencial mais alto quando estão estressados.
Fico tentado a indicar ações específicas que um gestor deve fazer durante uma crise econômica, mas fiz isto em outros artigos. Este artigo é sobre um novo pensamento, um artigo que escrevi durante o último declínio econômico.
Um Vice-Presidente Comercial de uma companhia internacional tinha-me indicado a CFO da sua região. Ele estimulou-me a conversar com esta executiva e explicar o escopo dos meus serviços de treinamento e consultoria.
Depois de deixar três mensagens num período de duas semanas, recebi uma chamada do Gerente Regional, o subordinado da CFO. Comecei a explicar o que faço quando o executivo me interrompeu. “A consultoria de muito de prestígio no Reino Unido, Roben, Blind & Howe, fez uma avaliação das nossas funções de negócios e com a exceção de alguns itens menores, eles validaram os nossos processos”.
Ouvindo a palavra “validação” imaginei como deve ser pagar um consultor para entrar e acariciá-lo nas costas, pedir para dizer-lhe o que você está fazendo certo.
Guardando os meus pensamentos para mim, disse ao Gerente regional, “Isto é ótimo, é sempre uma boa idéia ter uma companhia para dar uma olhada mais isenta nos negócios.” Então perguntei como a minha firma pode ajudá-los com a sua próxima avaliação. “Oh não, teremos a Roben, Blind & Howe novamente.”, disse o Gerente regional. Depois de mais alguns minutos de conversação ficou claro para mim que eu desperdiçava o meu tempo. O Gerente Regional deixou claro que sua chefe, a CFO Regional costumava trabalhar com a Roben, Blind & Howe e que ela não estava interessada em trabalhar com nenhuma outra firma de treinamento ou consultoria.
Quando todo o mundo que senta à mesa de reuniões foi da mesma escola, tem uma experiência de vida comum e a mesma compreensão das coisas, você não adquire novas idéias, soluções ou melhorias. De fato, esta espécie da “procriação consangüínea corporativa” limitará o crescimento intelectual, o que resulta em mais do mesmo pensamento. “Insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”, disse Ray Kroc, fundador do McDonald’s.
Não Sabemos O que não Sabemos
Mohandas K. Gandhi foi acusado uma vez de ter dito algo que esteve em conflito com uma afirmação prévia. A sua resposta foi algo como, “não desperdiçarei o meu tempo pedindo desculpas pelo que eu disse no passado. Só posso procurar ser fiel à verdade como ele me-se revela.” Não sabemos o que não sabemos.
Não importa quão inteligente um gerente ou equipe de gerência é, não há ninguém que conheça absolutamente tudo. Às vezes o valor verdadeiro de ter uma consultoria com uma visão externa de como as coisas são feitas é que elas fazem perguntas estupidas porque não sabem como as coisas são feitas. Contratar um consultor que sabe como você faz coisas limita a recuperação do investimento potencial.
Outra coisa a considerar é como você utiliza o orçamento de treinamento, e se você não tem um orçamento de treinamento adquira um. Como investir o dinheiro? Tente algo novo como treinamento em vídeo, ou e-learning.
Quando os negócios diminuem a marcha é tempo de podar as árvores e preparar-se para a estação seguinte, é tempo de ver algumas novas caras em volta da mesa.
“A sabedoria é a integração de pensamento e análise baseada na experiência acumulada.”
– Elkhonon Goldberg no livro “The Wisdom Paradox: How Your Mind Can Grow Stronger As Your Brain Grows Older” (O Paradoxo de Sabedoria: Como A sua Mente Pode Tornar-se Mais Forte Quando Seu Cérebro Se Torna Mais Velho)