Olá amigos leitores do meu site, como vão? No início de março o Wal-Mart Stores Inc. anunciou que vai doar US$16 milhões em doações para sete grupos sem fins lucrativos, em um esforço para fechar a lacuna de competências de mais de 12.000 americanos, trabalhadores que estão iniciando suas carreiras e procurando vagas em empresas de varejo e serviços conexos, tais como transporte e distribuição.
As bolsas fazem parte de um compromisso de cinco anos e US$ 100 milhões para impulsionar o sistema de educação profissional nos EUA, que a presidente da Fundação Walmart, Kathleen McLaughlin, disse estar quebrado, em um artigo na revista Fortune. Este último movimento para promover o desenvolvimento de competências e empregabilidade vem pouco tempo depois de o Wal-Mart anuncia planos para aumentar a remuneração dos trabalhadores em pelo menos nove dólares por hora.
Vibro quando vejo iniciativas deste cunho! Se até num país com uma economia super desenvolvida como os EUA a lacuna entre a formação profissional e as necessidades de performance das organizações preocupa, imaginem num país com uma economia instável e um sistema educacional frágil como o nosso. Não é de hoje que as empresas empreendem esforços para complementar os estudos de sua força de trabalho, investindo em T&D, patrocinando cursos, workshops e estudos acadêmicos de alto nível para seus colaboradores. O que já era visto como uma prática salutar, agora ganha o reforço de ações como as do Walmart, robustecendo organizações que podem injetar força nesta luta.
No Brasil a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, vem atuando fortemente visando a melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formando uma rede de líderes preparados para liderar as organizações do futuro. Conheçam o trabalho da fundação em http://www.fundacaolemann.org.br/
Vida longa à todos os projetos que tragam novos ares à educação profissional no Brasil e no mundo, somente com pessoas capacitadas conseguiremos manter a economia funcionando de forma próspera e sustentável. O planeta agradece.
E você? O que acha de iniciativas deste cunho? Compartilhe sua opinião conosco!
Sds