Juro que não esquecerei!Durante um curso ou programa de treinamento vários temas são abordados, muita informação é fornecida e cada um destes tópicos leva a uma série de ações que nos ajudam a melhorar o comportamento ou habilidades, no entanto, muitas destas ações não serão realizadas, afinal, após o curso, podemos facilmente nos deixar levar por outras demandas em nosso cotidiano e em breve as idéias exploradas no curso serão esquecido.

Como mudar?

Uma boa saída é identificar o que pode impedir nosso comprometimento com as novas tarefas e identificar soluções para cada obstáculo. Exploração esses obstáculos pode nos ajudar a motivar a seguir com as ações após o treinamento.

Pegue uma folha de papel e escreva o seguinte título: “Os obstáculos à mudança.” Pergunte a si mesmo “o que me impede de seguir com as ações identificadas neste treinamento?” Alguns exemplos incluem:

  • Coloquei meu material de retenção e nunca mais olhei para ele de novo;
  • Me deixei levar pelo trabalho e não tive a oportunidade de considerar as ações novamente;
  • Meu gestor não participou do treinamento, não terei apoio para implementar as ações.

Esgotadas as (sinceras) razões que podem impedir a adoção das lições empreendidas, escreva o seguinte título na folha de papel, “O que posso fazer para mudar estas situações?” Alguns exemplos incluem:

  • Vou compilar uma série de citações e declarações apreendidas durante o treinamento, imprimi-las em um papel, fixá-las nas parede ou na minha estação de trabalho para que eu possa vê-las todos os dias e lembrar delas.
  • Vou colocar o material de retenção na minha mesa, com isso estarei constantemente lembrando dos conceitos discutidos no treinamento.
  • Vou agendar um horário específico com meu gestor para rever as ações apreendidas e refletir sobre o meu desempenho.

Atitudes fáceis que podem nos ajudar a fixar os conceitos apresentados em um programa de treinamento. São úteis por vários motivos, o principal é: se investimos parte (preciosa) do nosso tempo numa sala de aula, qual a lógica de esquecer tudo depois?

Um excelente final de semana à todos

Claudio Moreira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *