A sede do Centro de Treinamento de Tecnologias do Sistema Indústria (Cetesi) deve ser inaugurada no mês de maio em Ji-Paraná. Uma estrutura moderna com quase cinco mil metros quadrados de área construída com investimento superior a R$ 5 milhões. O Cetesi qualificará a mão de obra para as empresas e indústrias da região central do Estado, ligadas a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em parceria com os sistemas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
O presidente da Fiero, Denis Baú, acompanhado do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Marcito Pinto, e o deputado Estadual Jesualdo Pires (PSB) visitaram a obra na última semana. “Isso aqui vai ser o verdadeiro Centro integrado de atividades para o trabalhador da indústria. Nós entendemos que isso vai alavancar o crescimento, principalmente do conhecimento da qualidade de vida do trabalhador em toda essa região, em que Ji-Paraná é o polo”, disse Denis Baú, presidente da Fiero.
No Cetesi, serão oferecidos cursos de alfabetização de jovens e adultos, saúde e segurança do trabalhador, capacitação empresarial, estágios e banco de talentos, informática básica e avançada, eletroeletrônica predial, analógica e digital, processamento de alimento e análise de solos. O centro terá capacidade de formar cerca de dois mil alunos por ano.
“É um passo importante no processo de sanar essa demanda de falta de mão de obra qualificada, que o empresário tanto reclama e tanto protesta, e com razão. Esse centro vem realmente para ajudar a resolver esse problema”, afirmou Marcito Pinto, presidente da Acijip.
Fonte: www.diariodaamazonia.com.br