Em mais uma medida de combate à sonegação fiscal e ao comércio irregular de combustíveis, a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), através da Coordenação de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis (COPEC), realizou no período de  20 a 23 de outubro, na Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), capacitação nacional sobre o Sistema de Captação e Auditoria dos Anexos de Combustíveis (SCANC). O curso é destinado aos servidores fiscais de todo o Brasil que fiscalizam empresas do segmento, além de representantes de algumas distribuidoras.

 
A capacitação foi ministrada pelo auditor fiscal Fernando Damasceno, do Estado do Ceará, e contou com a participação  de 80 servidores, divididos em duas turmas. Segundo o gerente de Fiscalização da COPEC, Olavo Oliva, o treinamento é mais uma das muitas medidas adotadas pela Bahia com o fim de se ter uma Administração Tributária mais ágil e eficaz. “Trabalhamos com o SCANC constantemente e o treinamento capacitará, ainda mais, os auditores para atuarem no combate à sonegação fiscal no segmento”, lembrou Olavo Oliva.
O sistema SCANC é uma ferramenta eletrônica que resume todas as operações envolvendo combustíveis derivados de petróleo. Com o domínio deste sistema digital, os fiscais podem examinar todas as operações internas e interestaduais realizadas pelas distribuidoras de combustíveis que resultam em repasses para outros estados, ressarcimentos e complementações de impostos.
Além da Bahia, participaram os estados de Minas Gerais, Amazonas, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Espírito Santo e Ceará, além do Distrito Federal.

Fonte: www.jornalfeirahoje.com.br

Categorias: -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *