Por KAJ VOETMANN
Na Academia Toyota, você pode encontrar uma distinção entre aprendizagem adaptativa e aprendizagem produtiva. Aprendizagem adaptativa é sobre como lidar, que é a primeira das três etapas na aprendizagem organizacional. Aprendizagem adaptativa ou “single-loop learning”* é muito útil na melhoria contínua, pois auxilia na melhora contínua de um conjunto de soluções que já estão funcionando bem.
A chamada “double-loop learning”* requer uma abordagem diferente, pois envolve novas formas de olhar o mundo. A aprendizagem generativa fornece esta abordagem e permite que se trabalhe o aprendizado derivado também. Ambos são necessários em processos de planejamento estratégico.
Extensões humanas
Nas organizações e sociedades, a aprendizagem está sempre conectada à extensão humana, o processo de nos permitir fazer as coisas que nossos corpos e mentes antes achavam impossíveis. Todas as ferramentas e métodos que aplicamos em nossas organizações são extensões do homem, e representam investimentos de vulto no desenvolvimento humano, tanto como indivíduos como comunidades.
A aprendizagem adaptativa melhora o desempenho da aprendizagem usando um conjunto existente de soluções funcionais ou extensões humanas. Um conjunto de soluções funcionais incluem aspectos da atividade física e mental (linguagem), soluções virtuais e sociais, muitas vezes soluções para treinamento e pesquisa e desenvolvimento também.
Então, tratando-se de um novo conjunto de extensões humanas é uma tarefa enorme se comparada a melhoria contínua.
Movendo-se para a aprendizagem generativa
Aprendizagem produtiva é muito diferente da aprendizagem adaptativa, ela funciona melhor quando nós deixamos para trás todas as hipóteses existentes e tentamos reinventar uma organização. É muito útil em situações que exigem um novo conjunto de soluções.
Novas soluções são baseadas em muitos tipos diferentes de experiência, então você tem que ser o especialista no que é melhor para a sua organização e para as pessoas dentro dela. No entanto, mesmo com essa experiência, você provavelmente não será capaz de simplesmente fazer cumprir essas novas soluções. A melhor maneira de persuadir os outros a subscrever sua visão é através do diálogo inclusivo.
Na maioria das organizações, esta é uma abordagem altamente incomum para a aprendizagem, por isso requer uma abordagem muito consciente do topo da gestão e especialmente de RH. Mas depois de ter vencido com sucesso os primeiros desafios do processo de aprendizagem adaptativa, muitas pessoas acabam vendo-a como uma de suas maiores conquistas. A maior parte da literatura sobre aprendizagem organizacional destaca a aprendizagem produtiva.
Princípios de aprendizagem generativa
Há algumas mudanças envolvidas na aprendizagem generativa:
- O todo define as partes, cada pessoa deve compreender o todo, a fim de compreender o seu próprio papel dentro dele;
- Linguagem é utilizada para criar novos mundos, não para descrevê-los;
- A aprendizagem é um processo social alcançado através da comunicação;
- Histórias faladas e detalhadas são o método mais eficaz de aprender.
Começar!
Se você quiser tentar a aprendizagem generativa, tente implementar a Investigação Apreciativa em todas as reuniões e conversas em sua organização. Introduzir uma nova forma de olhar o mundo está no coração da melhoria contínua:
- A boa ciência é escrita, não falada;
- A boa ciência é global, não local;
- A boa ciência é atemporal, e não fixada no tempo;
- A boa ciência define e usa palavras de forma inequívoca.
John F. Kennedy iniciou um processo de aprendizagem produtiva dizendo: “. Esta nação deve comprometer-se a alcançar a meta, antes do fim desta década, de colocar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra”. Os Estados Unidos não tinham o conjunto de soluções que pudessem atender este objetivo quando ele disse isso. Mas eles efetivamente o fizeram.
*De acordo com Chris Argyris e Donald Schön, que originaram os termos, “single-loop learning”(aprendizagem de circuito único, numa tradução livre) é corrigir uma ação para resolver ou evitar um erro, enquanto a “double-loop learning” (aprendizagem de circuito duplo, numa tradução livre)está corrigindo também as causas subjacentes à ação problemática.
Adaptado de: http://effective.leadershipdevelopment.edu.au