Há um número significativo de formadores, departamentos de treinamento e empresas que oferecem treinamento em grande escala, que acreditam, ou agem como se acreditassem que os treinadores não têm que ser especialistas nos temas que ministram. Alguns treinadores e designers instrucionais dizem isso sem rodeios, outros agem como se fosse verdade. Por exemplo, grandes (e bem conhecidas) empresas lançam mão de pessoas que ministram uma formação sabendo pouco dos assuntos que cobrem, mas seguem direitinho o manual de treinamento que é fornecido a eles pela empresa.

A falsa lógica

Há uma lógica para isso, baseada em uma falta horrível de entendimento sobre o treinamento. Pensa-se que se um seminário de treinamento está devidamente bem planejado, QUALQUER treinador qualificado deve ser capaz de pegar um manual e talvez com algum mínimo de “treinar o treinador”, ser capaz de entregar essa formação em um nível elevado. Isto está de acordo com o processo de design instrucional, onde um designer consulta o que são chamados de especialistas no assunto, que não têm conhecimento profundo. Em seguida, o designer traduz esse conhecimento em objetivos e atividades de formação.

A falsa lógica é que o treinador é visto como um agente de entrega mecanicista, alguém que só tem de seguir o livro, ou o roteiro, e é aí que reside o problema. Treinadores eficazes precisam entender bem o conteúdo suficiente para tomar decisões em tempo real durante o treinamento. Devemos gastar mais tempo com este assunto? O que eles não estão entendendo? Como posso responder a essa pergunta do aluno? E assim por diante. Uma das principais funções de qualquer treinador ou professor é tomar decisões . Se o treinador não tem um entendimento profundo do conteúdo, não é possível tomar boas decisões.

Há um problema adicional, os alunos não seguem scripts. Eles fazem perguntas. Eles ficam confusos ou perdidos. Eles têm diferentes razões para estar motivados com o conteúdo. Apenas um treinador com conhecimento do conteúdo aprofundado pode responder a perguntas corretamente, ou gerenciar o processo de aprendizagem.

Um treinamento eficaz requer:

a) uma compreensão da formação e aprendizagem;

b) um entendimento profundo do conteúdo.

As conseqüências de se seguir o mito

Há consequências reais para os alunos, formadores, e para o ofício da formação que ocorrem como resultado de empresas e formadores comprarem este mito.

Se você tem sido um participante de treinamento ou aluno, sem dúvida você já participou de treinamentos ruins, onde o treinador só pode seguir o manual, não pode responder às perguntas corretamente, e geralmente se baseia no que foi dito para  este formador fazer, tornando assim o treinamento tedioso, estático e chato. Você também pode ter notado que um monte de programas de capacitação, particularmente nas áreas de habilidades comportamentais (como comunicação, relações interpessoais, atendimento ao cliente, etc) fornecem uma cobertura apenas sobre os mesmos elementos básicos, sempre da mesma forma.Treinamento mecânico à Tempos Modernos.

O que pode ser pior ainda é que os formadores que trabalham neste formato podem estar regurgitando informações falsas, incompletas ou parcialmente incorretas, uma vez que falta a compreensão aprofundada necessária para avaliar o que tem sido dito para ensinar.O resultado é que a informação falsa é transmitida aos alunos.

Há também implicações para os formadores, para a função de treinamento nas organizações, e para a indústria. A reputação de profissionais de treinamento e formação nas organizações é normalmente bastante baixa. Muitas vezes, eles não são vistos como especialistas ou pessoas de confiança, porque, pura e simplesmente, eles não são especialistas no assunto. São montes de treinadores que trabalham ensinando coisas que não entendem com o pressuposto de que ninguém vai saber melhor.

Se você está à procura de explicações sobre por que alguns treinadores não são respeitados ou ouvidos, porque o treinamento não é valorizado na medida em que deve ser, e por muitos treinamentos não seguem altos padrões de qualidade, este mito é um bom lugar para procurar.

Adaptado de :http://thetrainingworld.com


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