A Prefeitura de Boa Vista está dando continuidade às aulas do curso de agricultura ecológica, ministrado para uma turma de 50 pequenos produtores da região do PA Nova Amazônia.
Nesta segunda-feira (1º), a turma inicia o segundo módulo do curso, aonde aprenderão técnicas para o manejo fitossanitário da lavoura. No total, serão mais 40 horas de curso, com aulas teóricas e práticas.
Os encontros são realizado no Pólo 4 do PA, facilitando o acesso dos agricultores ao conhecimento disponibilizado pela Prefeitura. As aulas teóricas são ministradas no período da noite e as práticas acontecem nas propriedades dos alunos.
O secretário Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Getúlio Cruz, destacou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento do trabalho que já é realizado pelos agricultores do PA Nova Amazônia, melhorando o manejo da propriedade e garantindo mais saúde para as famílias.
“Verificamos que muitos agricultores não fazem corretamente o manejo fitossanitários de suas lavouras comprometendo seriamente a qualidade dos produtos e até mesmo, a saúde de suas famílias. Com este treinamento, os nossos agricultores terão a oportunidade de aprender a controlar melhor e de maneira mais natural, as pragas e doenças que são comuns da plantação. O resultado é um produto mais sadio na mesa dos consumidores”, afirmou.
Durante estes módulos, os alunos conhecerão as principais pragas e doenças da lavoura e aprenderão também a aproveitar recursos naturais, presentes em sua própria propriedade.
Outro aspecto abordado no treinamento é o descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. “Vamos abordar esse conteúdo lembrando que as embalagens jogadas de maneira incorreta no meio ambiente são fontes de contaminação dos rios, do solo e podem comprometer a saúde dos animais e principalmente, dos próprios agricultores”, afirmou o técnico agrícola, Arnold Barbosa.
O treinamento seguirá até a semana do carnaval, quando o grupo fará um pequeno recesso, retorno após o período com o terceiro módulo do treinamento, aonde aprenderão os conceitos de Gestão Ecológica da Propriedade.
Fonte: www.bvnews.com.br