Olá amigos leitores do meu blog, como vão?

Quem trabalha no varejo ou em unidades operacionais sabe que é fundamental ter colaboradores capazes de gerar valor em cada contato com os clientes  Também sabe que a aprendizagem contínua é difícil de administrar, compatibilizar os horários das equipes, disponibilizar tempo e recursos para fazer a formação nem sempre é fácil

Você passa por este desafio?

Lendo um artigo da Stephanie Ciccarelli, co-fundadora do site Voices.com, no site www.huffingtonpost.com, vi que podemos promover a educação continuada de várias formas, vejam só:

  1. Mentoring mensal . Uma vez por mês, cada colaborador da empresa seria escolhido de forma aleatória para formar par com outro colaborador, quando discutiriam de forma estruturada como o trabalho de ambos pode ser feito da forma mais eficiente. Idealmente, ninguém faria par com o mesmo colaborador duas vezes, mas se fossem, em virtude do tamanho da empresa, por exemplo, eles seriam obrigados a compartilhar assuntos e dicas diferentes. Tudo seria coordenado em uma intranet ou portal de trabalho on-line onde cada funcionário teria de registrar a lição que aprendeu com seu par.
  2. Visitas trimestrais a outras empresas . A cada trimestre, os grupos de trabalho iriam visitar outras empresas, sejam elas multinacionais ou locais, lojas independentes ou prestadores de serviços. Cada membro do grupo de trabalho deveria trazer três perguntas para fazer ao empresário ou gestor, e seria responsável por escrever um resumo do que ele ou ela aprendeu, incluindo mudanças ou melhorias específicas que poderiam ser feitas na sua empresa com base no que aprenderam.
  3. Compartilhamento Interno . No final de cada semana, os colaboradores poderiam entrar em uma intranet ou portal de trabalho on-line e compartilhar desafios ou metas fundamentais realizadas durante a semana. Os demais colaboradores seriam incentivados a fornecer respostas ou orientação pelo menos três vezes por ano a uma pergunta ou desafio colocado por um colega de trabalho ou gerente.
  4. Clube do livro em exercício . Uma vez por trimestre, cada grupo de trabalho se reuniria para discutir um livro atribuído pelo gerente. Os livros não teriam que ser necessariamente sobre negócios, eles poderiam ser sobre ficção ou literatura, desde que houvesse um ou mais pontos onde o gerente poderia amarrar assuntos inerentes à empresa e como os funcionários poderiam fazer seu trabalho melhor. As lições apreendidas desenvolveriam habilidades de pensamento crítico sendo particularmente útil para o desenvolvimento intelectual de seus colaboradores.

Muito legal! Ideias baratas, talvez um tanto trabalhosas, mas certamente uma fonte de capacitação envolvente e eficaz.

E você? tem alguma ideia para compartilhar conosco? Vamos lá, se cada um de nós contribuir, poderemos ter um banco de ideais realmente poderoso!

Até a próxima! SDS

Claudio Moreira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *