A gestão e a inovação no uso de TI em instituições de ensino será tema da palestra no Global Make Conference, principal evento de gestão do conhecimento, que acontece de 26 a 28 de maio.

São Paulo – Instituições acadêmicas, assim como as empresas, necessitam constantemente recombinar estratégias para atender às mudanças no perfil dos alunos, do mercado e de forças externas. E dentro da gestão organizacional da instituição, é fundamental possuir um processo de gestão do conhecimento na organização.

Os processos de gestão e inovação no uso das tecnologias de informação e comunicação em Instituições de Ensino Superior serão abordados pelo professor Zacarias Gonçalves Jr., da Universidade Metodista, durante o GMC – Global Make Conference, principal evento de gestão do conhecimento, que acontece de 26 a 28 de maio, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

Durante a palestra, o professor contará a experiência na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP): um processo de gestão relacionado ao uso dos recursos que já existiam, como recursos humanos, espaço físico e infra-estrutura tecnológico, mas com vistas a encontrar soluções criativas para atender ao crescimento institucional. “Nosso principal desafio foi o de encontrar uma solução que ao mesmo tempo atendesse inúmeras demandas, como oferecimento de inúmeras disciplinas, quantidade de turmas, laboratórios de informática, entre outras, sem a necessidade de precisar construir prédios ou ter altos investimentos em infra-estrutura”, explica Zacarias.

O processo de gestão envolveu principalmente o uso intensivo de tecnologia da informação e a mudança cultural dos profissionais. “Nos últimos anos conseguimos uma taxa de ocupação de nossos espaços de 99,2%, onde não foi necessária a construção de sala de aula, somente dois laboratórios de informática e uma economia na ordem de R$ 1.350.000 em investimentos”, comemora.

O professor explica que para cumprir os desafios institucionais, foram organizados grupos de trabalho, com a presença de diversos profissionais e educadores e comitês responsáveis por estabelecer políticas e diretrizes para manter o projeto em dia.

Desde o início do projeto em 2002, já são observados inúmeros benefícios, entre eles, a motivação dos colaboradores ao se sentirem mais participativos nas tomadas de decisões, acesso e distribuição de informações e ambiente muito mais favorável para compartilhamento e socialização da informação. “As pessoas vão mudando de comportamento ao perceberem que ao compartilhar conhecimento, o multiplicam. Isso sem contar a padronização das informações em grandes bancos de dados e a redução de retrabalho ou duplicidade de informações”, completa.

Professor Zacarias de Oliveira Jr. – Mestre em Administração pela Universidade Metodista de SP, possui MBA em E-Management pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de SP e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Gerente de Tecnologia Aplicada do Instituto Metodista de Ensino Superior e Coordenador do Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais da Universidade Metodista de SP. Tem experiência na área de Tecnologia Aplicada à Educação, com ênfase em Infra-estrutura e administração de Sistemas Educacionais. Seu projeto de pesquisa está relacionado ao processo de Gestão de Conhecimento em Arranjos Produtivos Locais.

Global Make Conference – GMC, dias 26, 27 e 28 de maio, das 8h às 18h, no Novo Hotel Jaraguá São Paulo Conventions, Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo – SP – Brasil. Informações e inscrições: www.tkn.org.br |E-mail: gmc@tkn.org.br | Wiki: https://globalmakeconference.pbwiki.com |Blog: www.gestaodoconhecimento.ning.com

GMC (Global Make Conference) – Considerado o maior evento internacional de melhores práticas em Gestão do Conhecimento e Inovação, o Global Make Conference é organizado pela TKN Brasil (The Know Network Brasil) e tem como objetivo discutir e disseminar a metodologia MAKE nos processos de Gestão do Conhecimento, integrar as melhores práticas mundiais em gestão do conhecimento nas organizações brasileiras, reunir em um único fórum profissionais das diversas cadeias produtivas e permitir que essa rede de relacionamento prossiga através de um fórum mundial. Com o tema Inserindo o Brasil na Rota Mundial da Excelência em Gestão do Conhecimento e Inovação, a edição 2009 da versão brasileira do evento espera reunir cerca de 300 congressistas e mais de 30 palestrantes, sendo 13 deles internacionais. | http://www.tkn.org.br/gmc2009/grade.html

Perfil: The Know Network (TKN) é uma organização fundada em 1996 em Londres com o objetivo de disseminar a Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva nas empresas. A The Know Network Brasil nasceu em 2006 e, assim como sua versão londrina, tem a missão de estimular o compartilhamento de conhecimento entre empresas e países. Atualmente a entidade no Brasil certifica empresas e pessoas em termos de excelência na Gestão do Conhecimento por meio de uma metodologia baseada em oito critérios mundiais denominada MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise.

Entre as empresas que participam da rede estão Toyota, Sony, Apple, Siemens, Deloitte, 3M, Shell, IBM, Honda, Canon, Petrobras, Microsoft, Google, Intel, Samsung, HP, BMW, Oracle, Accenture, NASA, Nissan, entre outras. | www.tkn.org.br

Categorias: -

Deixe uma resposta