É difícil encontrar em terras tupiniquins que tenha crescido na neve e tenha participado de uma luta de bola de neve. Com este quebra-gelo, todos poderão participar de uma boa guerra de bolas de neve. Esta batalha não remete a tremores frios nem é necessário vestir a jaqueta ou o cachecol. Ela é somente o divertimento, memorável, e eficaz. E você não precisa de luvas! Um, dois,três…à batalha!

Local Ideal: Este jogo funciona em qualquer ambiente.

Use para: Introduções, resumo de aprendizagem, preparatório para quizes, ou qualquer ocasião onde você tenha de testar a retenção.

Tempo Necessário: o quanto for necessário,20-30 minutos são ideais.

Materiais Necessários: O papel que iria para a lixeira de escritório seria perfeito se um lado estiver em branco. Além de divertido, preserva a natureza!

Instruções

Se for usado para introduções, dê a cada estudante um pedaço de papel e peça-o para escrever o seu nome e três coisas divertidas sobre ele. Peça que eles amassem o papel em uma bola de neve. Divida o grupo em duas equipes em lados opostos da sala e deixe a guerra de bola de neve começar! (controle os mais exaltados!)

Quando você ordenar a parada, cada participante deve buscar a bola de neve mais próxima e encontrar a pessoa cujo nome está no interior. Uma vez que todo o mundo encontrou o seu “boneco de neve” peça para que eles apresentem-no ao resto do grupo.

Se for usado para recapitulação ou teste, peça para cada participante escrever uma pergunta quanto ao tópico que você quer rever. Forneça para cada estudante várias folhas de papel assim haverá “neve abundante”. Se você quiser assegurar-se que certas questões serão cobertas, acrescente algumas bolas de neve do seu próprio punho.

Quando a guerra acabar, cada estudante buscará uma bola de neve e responderá à pergunta contida nela.

Se a sua sala acomodar isto, pode ser ótimo manter os participantes de pé durante este exercício incentivando-os a buscar bolas de neve em todas as partes da sala. O movimento também ajuda os participantes a conservar a aprendizagem, além de ser um grande modo de energizar uma sala de aula.

Moral da História

O relato da experiência só é necessário só se você estiver preparando um teste. Todos os tópicos foram cobertos? Que perguntas foram mais difíceis de responder? Houve alguma demasiadamente fácil? Por que? Foram mal elaboradas ou foi porque todo o mundo tem uma compreensão perfeita da questão?

Referências: http://adulted.about.com

Startup Pirate2

Gostou do material? Use e abuse, volte à ele quantas vezes quiser. Ficarei feliz em saber que ajudei com seu desenvolvimento.

Eu participo do desenvolvimento de pessoas em empresas de variados portes. Dá uma olhada, clicando aqui

Categorias: Conteúdos

Deixe uma resposta