Os estilos de aprendizagem referem-se aos modos como você prefere adquirir uma nova informação. Cada um de nós aprende e processa a informação dos nossos próprios modos especiais, embora compartilhemos alguns modelos de aprendizagem, preferências, e aquisição. O conhecimento do seu próprio estilo também pode ajudá-lo a compreender que outras pessoas podem vivenciar a mesma situação de um modo diferente do seu próprio.

Tome alguns minutos para concluir o questionário de avaliação do seu estilo de aprendizagem preferencial. Comece lendo as palavras na coluna à esquerda. Das três respostas à direita, circule aquela que melhor o caracteriza, respondendo tão honestamente quanto possível com a descrição que se aplica a você mesmo. Conte o número de itens circulados e escreva o seu total no final de cada coluna. As alternativas escolhidas oferecerão um descritivo de como você aprende.

Quando tento concentrar-me… Torno-me distraído por confusão ou movimento, e noto coisas em volta de mim outras pessoas não nota Sou distraído por sons, e tento controlar o montante e o tipo do barulho em volta de mim Fico distraído pela agitação, e tendo a retirar-me dentro de mim.
Quando visualizo… Vejo quadros vívidos, detalhados nos meus pensamentos Penso em vozes e sons Vejo imagens nos meus pensamentos que implicam em movimento
Quando falo com outros… Encontro dificuldade de escutar por muito tempo. Gosto de escutar, ou fico impaciente para falar comigo mesmo. Gesticulo e comunico-me com as minhas mãos.
Quando contacto pessoas… Prefiro reuniões cara a cara. Prefiro a fala por telefone. Prefiro interagir andando ou participando em um pouco de atividades.
Quando vejo uma pessoa conhecida… Esqueço nomes, mas lembro-me dos rostos, e tendo a recordar onde nos encontramos pela primeira vez. Sei nomes de todos e posso citar normalmente o que discutimos. Lembro-me do que fizemos em conjunto e quase posso “sentir” nosso tempo juntos.
Quando descanso… Olho a televisão, vejo um jogo, visito uma exposição, ou vou a um filme. Escuto a rádio, toco música, leio, ou converso com um amigo Faço esportes, ofícios, ou construo algo com as minhas mãos
Quando leio… Gosto de exemplos descritivos e posso fazer uma pausa para imaginar a cena. Gosto da narrativa e posso quase “ouvir” a conversação dos personagens. Prefiro histórias com ação, mas não leio muito por prazer.
Quando soletro… Visualizo a palavra na minha mente ou imagino como a palavra se parece quando escrita. Repito a palavra, às vezes em voz alta, e tendo a evocar regras sobre sua escrita. Adquiro uma sensação da palavra fingindo escrevê-la ou digitá-la.
Quando faço algo novo… Procuro demonstrações, quadros, ou diagramas. Quero instruções verbais e escritas, e discuto-as com alguém mais. Tento diretamente, continuo tentando, usando aproximações diferentes.
Quando monto um objeto… Vejo as figuras primeiro e talvez, leia as instruções. Leio as direções, ou falo em voz alta como trabalho. Normalmente ignoro as instruções e tento compreender o como fazer.
Quando interpreto o humor de alguém… Examino expressões faciais. Confio em escutar o tom da voz. Concentro-me na linguagem de corpo.
Quando ensino a outras pessoas… Mostro-lhes. Digo-lhes, escrevo ou faço uma série de perguntas. Mostro como é feito e logo peço para tentarem
Total Visual: Auditivo: Sinestésico:

 

A coluna com o total mais alto representa o seu estilo de processamento primário. A coluna com os segundos mais altos é o seu estilo secundário.

 

O seu estilo de aprendizagem primário:______________________________

 

O seu estilo de aprendizagem secundário:____________________________________

 

Agora que você sabe em que estilo de aprendizagem você se encaixa, você pode turbinar seu potencial de aprendizagem trabalhando para aprender mais. Por exemplo, as sugestões seguintes podem ajudá-lo a aproveitar mais a leitura de um livro.

Se o seu estilo de aprendizagem primário for visual, visualize o tópico ou jogue um filme nos seus pensamentos de como você agiria no caso descrito.

Se o seu estilo de aprendizagem primário for auditivo, escute as palavras que você lê, tente desenvolver uma conversação interna entre você e o texto. Não fique embaraçado para ler em voz alta ou comentar sobre a informação.

Se o seu estilo de aprendizagem primário for sinestésico, use um lápis ou caneta marcadora para marcar passagens que são significativas para você. Tome notas, transferindo a informação que você aprende às margens do livro ou para um computador. Os rabiscos vêm à memória como você lê. Mantenha o livro nas suas mãos em vez de colocá-lo em uma mesa, caminhe enquanto você lê. Sinta as palavras e idéias. Mantenha-se ocupado — tanto mentalmente como fisicamente.

Para mais informações de cada estilo, junto com sugestões em como maximizar seu potencial de aprendizagem, leia o livro Learn More Now (Hoboken, NJ; John Wiley & Sons, 2004).

Categorias: Conteúdos

Deixe uma resposta