A Cooprofar – empresa de distribuição farmacêutica – vai realizar uma Pós-Graduação em Medicamentos Manipulados. Resultado de uma parceria assinada, em Maio, com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), a nova aposta na formação avançada destina-se a profissionais de saúde que queiram adquirir, actualizar ou aprofundar conhecimentos nesta área.

“A preparação de manipulados exige ao profissional de saúde um conhecimento abrangente. Por isso, foi desenvolvido um programa rigoroso que alia teoria e prática na formulação de fármacos nas diferentes áreas: Dermatologia, Pediatria, Veterinária e Odontologia”, explica a empresa em comunicado.

Elaboração e optimização de fórmulas farmacêuticas oficinais e magistrais, capacidade de controlo de qualidade até à sua aplicação prática são alguns dos conteúdos a abordar num núcleo de disciplinas que serão ministradas.

A Pós-Graduação em Medicamentos Manipulados – submetida a acreditação da Ordem dos Farmacêuticos – surge numa altura em que um estudo conduzido pela Agency for Healthcare Research and Quality concluiu que os farmacêuticos estão na primeira linha para a detecção de situações de mau uso do medicamento.

O curso de especialização surge inserido no projecto “Corporate Education” (Educação Corporativa), “o modelo mais moderno de educação contínua que, ao encarar a formação como estratégia, não se limita a formar as pessoas para melhor desempenhar tarefas relacionadas com o trabalho específico que a sua função requer, mas preocupa-se em dotá-las de competências fundamentais para dar respostas desafios cada vez mais complexos, a que diariamente se lhes colocam”, justificou Miguel Trigo, director da UFP Corporation Education.

No âmbito do conceito de universidade corporativa, a UFP estabeleceu parcerias com um grupo de sete empresas, para as quais estruturou programas de formação adaptados às suas realidades específicas. “Aliámo-nos a empresas que pretendam desenvolver programas sólidos de educação. O ideal é ter a ensinar quem mais e melhor sabe sobre o assunto a ser abordado”, sublinhou.

As aulas arrancam em horário pós-laboral dia 20 de Outubro e culminam em Maio de 2010, sendo divididas em aulas teóricas (a decorrer nas instalações da Cooprofar) e aulas práticas/laboratoriais (a decorrer na Universidade Fernando Pessoa).

Fonte:

Categorias: -

Deixe uma resposta