Bom dia leitores do meu site. Hoje é sexta-feira, para muitos último dia de labuta da semana, para outros o penúltimo (fora aqueles que emendarão as duas semanas imersos em projetos próximos ao deadline), um bom dia para compartilhar com vocês um exercício bastante interessante de uso de imagens que enriqueçam apresentações. Espero que seja de muita valia para meus colegas facilitadores.

Forte abraço, bom final de semana

Claudio Moreira

Uma imagem vale mais...

Exercício de Raciocínio Pictórico

Propósito

As palavras às vezes podem limitar a criatividade. Os seres humanos são, geralmente, muito visuais e evoluíram para sentir o mundo, principalmente focados na procura e observação. Como resultado, uma grande parte do cérebro é dedicada ao processamento visual.

Para analisar as situações, podemos explorar este enorme potencial de processamento de problemas através da visualização, há muitos estudos nesta área, o que levou a ferramentas excepcionalmente úteis, como mapas mentais que são ótimos para o pensamento criativo.

Este exercício ajuda os participantes à expressar um problema usando imagens. É bem mais livre do que o fluxo de mapas mentais, uma vez que não se restringe a qualquer método particular, permitindo que as pessoas pensem mais visualmente sobre um problema e rompam as limitações impostas por pensar primeiramente em palavras.

Também é ideal para brainstormings, tornando mais fácil comunicar idéias.

Objetivo

Desenhar imagens e diagramas para descrever um problema que você possa simbolizar através de vários aspectos em um desenho grande.

O que você precisa

  • Folhas de flipchart
  • Canetas coloridas

Setup

  • Divida os participantes em grupos de 2 ou 3.
  • Deixe cartazes e canetas coloridos disponíveis para todos os grupos.
  • Explique que cada grupo deverá identificar um problema em que estejam trabalhando durante este exercício. Idealmente este problema deve estar relacionado com o trabalho de um dos membros de grupos que podem ser compartilhados com outros facilmente.
  • Cada grupo deve usar cartazes para abordar o problema e visualizá-lo. A visualização pode ser muito pessoal por isso é melhor se cada pessoa tiver uma folha separada disponível para desenhar. O grupo deverá trabalhar em conjunto sobre o mesmo problema, mas cada um pode recorrer às suas próprias folhas respectivas. Eles podem ser inspirados por cada um dos outros desenhos, caso isso ocorra devem comunicar uns com os outros ao evoluir nesta parte do exercício.
  • Encorajar o grupo a desenhar usando uma variedade de cores. Eles devem usar símbolos para representar informações de forma compacta, mas significativa. Eles não têm de usar mapas mentais, mas se quiserem incluí-los, são livres para fazê-lo. Se tiverem acesso a computadores e impressoras, podem criar uma colagem e incluirem materiais pictóricos como referência.
  • Alocar 15 minutos para a parte de desenho.
  • Agora peça aos grupos para trabalhar em conjunto e escrever um parágrafo com base em todos os seus desenhos, isso deve resumir os seus pensamentos sobre o problema e as possíveis soluções.
  • Trazer de volta todos os grupos juntos. Peça a cada grupo para apresentar o seu problema, o seu desenho, os símbolos, o processo de pensamento que utilizaram e as associações que os levaram a uma determinada solução. Incentive os outros grupos a fornecer feedback em conformidade.
  • Continue até que todos os grupos tenham apresentado seus trabalhos.
  • Siga com a discussão.

Cronometragem

Explicando o Exercício: 2 minutos

Atividade: 2 min para definir o problema + 15min desenhando + 5 min escrevendo o parágrafo + 15min de apresentações = 37 minutos

Comentários do grupo: 10 minutos

Discussão

Como foi esse processo criativo na resolução do problema? Você veio com um monte de idéias relacionadas?Você se inspirou nos desenhos de seu parceiro? Como o desenho e métodos pictóricos ajudam a pensar em palavras? O que você achou das abordagens de outros grupos? O que você faria diferente da próxima vez para resolver um problema visualmente?

Adaptado de: http://www.skillsconverged.com

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *